Importância de
profissionais engajados
e conscientes
de seu papel social.

Estimulamos o desenvolvimento do empreendedorismo para despertar o protagonismo e gerar transformação socioeconômica.

garota-engajar

Trote da Cidadania

A Fundação Educar idealizou e organizou a partir de 1999 o Prêmio Trote da Cidadania, com objetivo de destacar e reconhecer os melhores projetos de Trote Cidadão em instituições de ensino superior e escolas técnicas de todo o território nacional.

O trote solidário foi a oportunidade ideal para engajar veteranos, alunos e sociedade e promover uma consciência coletiva de que somos todos responsáveis pelas transformações no país. Fazer uso da violência e humilhação nos trotes é um retrocesso para a sociedade que sonhamos.

Por mais de 15 anos – de 1999 a 2014 – fomentamos o voluntariado, estimulamos o desenvolvimento do empreendedorismo social em atividades realizadas com a comunidade, despertando o protagonismo de jovens universitários e o envolvimento em ações cidadãs.

Por acreditar em macrorrevolução através de microrrevoluções, a Fundação Educar mantém até hoje no ar o site do projeto, como um banco de boas práticas e ideias que estimulam o trote social, com materiais de apoio desenvolvidos pela Fundação Educar e parceiros. A plataforma virtual do Trote da Cidadania tem como objetivos:

Disseminar informação que quebre paradigmas e aumentar visão crítica da sociedade em relação aos trotes.

Estimular o protagonismo universitário na promoção de ações saudáveis de recepção aos calouros e de exercício contínuo da cidadania durante a vida acadêmica.

Oferecer um espaço colaborativo entre universidades, universitários, sociedade e poder público para a promoção de boas práticas de recepção aos calouros.

Reconhecer e divulgar práticas positivas de recepção aos calouros.

Nosso desejo é conectar pessoas com aspirações parecidas,
que acreditam que pequenas atitudes geram grandes mudanças!

Trote Cidadão Paulista:
parceria com a Univesp

Em 2019, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo iniciou uma parceria junto à Fundação Educar: o lançamento do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. A premiação reconheceu os melhores projetos de empreendedorismo social inscritos por alunos da graduação e tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade.

A grande inspiração dessa iniciativa da Univesp foi o Prêmio Trote da Cidadania (1999), da Fundação Educar, que por 15 anos consolidou a ideia de incentivo ao trote solidário como alternativa a práticas violentas. Além de integração, espera-se que o Trote Cidadão seja o início de uma jornada de participação cidadã dos universitários como verdadeiros agentes de transformação social.